Fotógrafos criam luz sem Photoshop no Light Graffiti |
Lightmark/Divulgação |
por Fabiano Rampazzo
Se você gosta de fotografia e quer buscar aquele algo a mais para suas fotos dê uma espiada nessas imagens. O que é isso? É o Light Graffiti, ou Light Painting, técnica na qual os artistas brincam de pintar com luz. As imagens impressionantes, acreditem, não têm um toque sequer de Photoshop. É foto pura!
Para tanto, claro, alguns procedimentos devem ser seguidos. É necessário um ambiente com quase nenhuma iluminação (preferencialmente à noite). Assim, com uma câmera que possua o modo de longa exposição posicionada em um tripé, o fotógrafo usa diferentes fontes de luz como se pincéis fossem - podendo usar lâmpadas ou lanternas comuns como auxílio para a produção das fotos-quadros.
"Além de muito divertido é fácil de fazer. Basta a pessoa ter um equipamento que permita as regulagens", garante o fotógrafo e professor de fotografia Gilson Lorenti, de 32 anos. Gilson explica como o efeito acontece na prática e porque ele é realmente acessível. "Está escuro e a lanterna só é ligada nos momentos exatos para pintar o cenário. Geralmente, quem trabalha com a técnica se veste completamente de preto, inclusive a cabeça, como um ninja mesmo. Desse jeito evitamos que qualquer luz reflita no corpo e apareça na imagem".
O fotógrafo galês Michael Bosanko e uma dupla de alemães, Jens Warnecke e Cenci Goepel, são referências do Light Graffiti no mundo com belos trabalhos mesclando paisagens naturais. No Brasil, o fotógrafo Renan Cepeda se destaca com fotos impressionantemente belas.
Para quem quiser aprender a técnica de pintar com luzes, qualquer curso de fotografia ensina o Light Graffiti - mas em diferentes níveis. "Nos cursos introdutórios você aprende a brincar, mas existem cursos mais avançados. O Light Painting não é apenas arte ou divertimento, muita gente o usa de maneira profissional", disse Gilson.
De fato, a publicidade muitas vezes lança mão da técnica para seus trabalhos, vale lembrar a clássica capa do disco A Night to Remember, de Cindy Lauper, em um belo exemplo do uso do Light Graffiti.
O que você precisa para fazer o Light Graffiti:
- Câmera com recurso de longa exposição (pelo menos 15 segundos)
- Tripé. Quanto mais firme for o tripé, melhor. Isso evita fotos tremidas
- Lanternas de diferentes potências
- Plásticos ou celofanes de diferentes cores
- Apontadores laser, como aqueles usados para palestras
- Roupa escura para não aparecer na cena
Sites interessantes
http://www.lightmark.de
http://www.michaelbosanko.com
http://www.renancepeda.com
http://meiobit.pop.com.br/fotografia
Fonte: Planeta Terra